Stephen Hawking nasceu a 8 de janeiro de 1942, precisamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei, a 8 de janeiro de 1642, como gostava ele próprio de recordar. Mas, sendo Hawking uma personalidade emblemática, morreu também numa data especial.
Albert Einstein nasceu a 14 de março de 1879 e Hawking morreu esta quarta-feira, 14 de março, no 139.º aniversário do nascimento do pai da teoria da relatividade.
Mais ainda: esta quarta-feira, 14 de março, celebra-se também o dia de Pi (o número irracional 3,14), uma das datas preferidas dos matemáticos, a propósito do número com uma representação decimal que não tem fim.
Os mais suscetíveis dirão que não é coincidência. Os menos também, porventura.
O facto, que ficará nos anais da história, foi prontamente apontado por público e meios de comunicação:
Stephen Hawking nació el 8 de enero de 1942, el mismo día en el que se cumplían 300 años de la muerte de Galileo, y ha fallecido un 14 de marzo: el cumpleaños de Einstein https://t.co/Va1V9wJwjr pic.twitter.com/0B3TUthzEr
— EL PAÍS (@el_pais) 14 de março de 2018
Stephen Hawking was one of the greatest physicists to ever live. His abilities with mathematics were particularly pronounced. It may be fitting then that he...Died on Pi Day (3/14)Died on Albert Einstein’s birthdayWas born on the 300th anniversary of Galileo’s death pic.twitter.com/UshkhkMkAQ
— Richard Dawkins Foundation (@rdfrs) 14 de março de 2018
O físico britânico, cujo trabalho na área da relatividade e dos buracos negros se destacou, morreu hoje aos 76 anos, na sua casa em Cambridge, anunciou a sua família.
No texto, os filhos de Stephen Hawking acrescentam que a sua coragem e persistência, assim como a sua inteligência e humor inspiraram pessoas por todo o mundo.