Síria: Rússia diz que possível ataque dos EUA pode ser crime de guerra

O legislador russo Andrei Krasov disse hoje que a Rússia pode encarar uma eventual intervenção militar dos Estados Unidos na Síria como "crime de guerra".

Notícia

© Reuters

Lusa
11/04/2018 10:38 ‧ 11/04/2018 por Lusa

Mundo

Conflito

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou avançar com ações militares como resposta ao ataque químico das forças de Damasco contra a população da cidade de Duma, em Ghouta oriental, no passado fim de semana.

A Síria e a Rússia, país aliado do regime de Damasco, negam o ataque com armas químicas.

Andrei Krasov, vice-presidente da Duma (Câmara Baixa do Parlamento) disse hoje à agência estatal RIA Novosti que a Rússia encara o possível ataque aéreo contra a Síria "não apenas como uma agressão, mas sim como um crime de guerra da coligação internacional".

A Rússia apoia o presidente sírio Bashar Al Assad com forças militares no terreno, nomeadamente aviões de combate na luta contra o Estado Islâmico e grupos da oposição.

As forças militares da Rússia encontram-se em vários pontos da Síria.

Entretanto, a Eurocontrol, avisou as companhias aéreas para evitarem as rotas próximo do espaço aéreo sírio devido a um possível ataque militar contra as forças de Bashar Al Assad.

A Eurocontrol, organização responsável pelo espaço aéreo europeu, disse que a Agência Europeia para a Segurança Aérea lançou um "alerta" avisando que as operações da aviação militar contra a Síria são uma possibilidade.

Os Estados Unidos estão a estabelecer contactos com países aliados sobre uma resposta militar conjunta contra a Síria na sequência do ataque com gás.

"Dada a possibilidade de lançamento de ataques aéreos com mísseis e bombardeamentos terra-ar contra a Síria nas próximas 72 horas são possíveis perturbações no equipamento de navegação aérea para as quais são necessárias medidas de prevenção", avisa a Eurocontrol que alerta para que a zona seja evitada.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas