Portugal "tem das maiores taxas de novos casos de VIH em jovens"

Os dados foram apresentados no âmbito do 8º Encontro Nacional Clínica de Ambulatório VIH/Hospitais de Dia.

Notícia

© Reuters

Tiago Miguel Simões
13/07/2018 14:41 ‧ 13/07/2018 por Tiago Miguel Simões

País

VIH

Já não há quem não tenha conhecimento do que é a VIH, dos seus riscos inerentes, das formas de contágio e as precauções a tomar. Ainda assim, Portugal continua a ter uma das maiores taxas de infeção por VIH em jovens na Europa.

Os dados foram apresentados ontem no âmbito do 8º Encontro Nacional Clínica de Ambulatório VIH/Hospitais de Dia, que se realizou no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

No comunicado rececionado pelo Notícias ao Minuto, lê-se que apesar da DGS afirmar que estão cumpridas duas das três metas definidas pela ONU para pessoas que vivem com a infeção do VIH, “o país continua a ter uma das maiores taxas de incidência de novos casos de infeção nos jovens (12,2 casos/100 mil habitantes), tendo mais do dobro da média europeia que se situa nos 5,9/100 mil habitantes”.

O número total de novos diagnósticos desceu de 175 para 131 entre 2016 e 2017, contudo a proporção para o total anual de diagnósticos manteve-se igual nos casos de infeção por VIH de jovens com idades entre os 15 e os 25 anos. Esta foi uma das principais conclusões apresentadas ontem por Margarida Tavares na palestra 'Rastrear adolescentes, não perder Oportunidades'.

 

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas