A Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso de forma a alertar a população para o agravamento do estado do tempo, não só no arquipélago da Madeira, como em todo o território continental português.
Apesar da situação meteorológica ser “ainda muito incerta” para sábado, nomeadamente quanto à trajetória da depressão Leslie e aos efeitos que a mesma produzirá em relação ao vento, precipitação e agitação marítima, espera-se que as condições dos estados do tempo e do mar se agravem a partir das 19h00 deste sábado.
A Proteção Civil prevê ainda que o período mais crítico seja entre as 00h00 e as 6h00 de domingo, para o vento, as 01h00 e as 16h00 de domingo, para a precipitação, e as 3h00 e as 12h00, também de dia 14 de outubro, para a agitação marítima.
Além do aviso do IPMA para o arquipélago da Madeira, que obrigou ao cancelamento e mudança de vários voos para e a partir destas ilhas, prevê-se que Portugal continental seja afetado em toda a sua extensão geográfica.
Por esta razão, a ANPC recomenda especial cuidado com o vento, visto que, este poderá contribuir para a evolução rápida de incêndios rurais que venham a verificar-se, que a população tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, assim como, junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
A ANPC pede ainda que os cidadãos não pratiquem atividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva e desportos náuticos, e que conduzam com cuidado, reduzindo a velocidade.