Não, este homem não está em Guimarães e não, não precisa de ajuda

Muitas foram as pessoas que reconheceram o homem que aparece na foto, mas muitas outras não sabem quem é e mostraram-se verdadeiramente preocupadas.

Notícia

© D.R.

Patrícia Martins Carvalho
11/02/2019 16:09 ‧ 11/02/2019 por Patrícia Martins Carvalho

País

Redes Sociais

Que a internet é um mundo perigoso onde as verdades nem sempre são verdadeiras já todos sabemos. No entanto, continuam a existir publicações que levam as pessoas ao engano e, muitas vezes, nem sequer se consegue perceber o seu propósito.

Disso mesmo é o exemplo de uma publicação no Facebook que foi tornada pública no sábado e que, desde então, já soma 27 mil partilhas - tornando-se no mais recente conteúdo viral da rede social em Portugal.

Em causa está a imagem de um homem, visivelmente fragilizado, deitado numa cama de hospital. Na descrição da imagem está um breve texto capaz de lançar a preocupação entre os mais distraídos.

“PEDIDO DE AJUDA URGENTE!Este homem deu entrada hoje no Hospital Beatriz Ângelo em Guimarães sem qualquer tipo de identificação e com aparente perda de memória. Partilhem para que possamos encontrar a família!”.

No entanto, em primeiro lugar há a sublinhar que o Hospital Beatriz Ângelo se situa em Loures e não em Guimarães e, em segundo lugar, o homem que aparece na foto é Andrew Licoln, o ator que dá vida a Rick Grimes na série ‘The Walking Dead’.

A publicação feita nas redes sociais conta com mais de 1,5 mil comentários e, embora a maioria das pessoas saiba quem é o homem na imagem, também há utilizadores do Facebook que não conhecem o ator ou a série e, por isso, acreditam que está mesmo um homem internado no hospital a precisar de ajuda.

O utilizador que partilhou esta informação falsa explicou ao Notícias ao Minuto que o fez para "provar que as pessoas partilham de imediato tudo o que aparece".

"O objetivo é apenas um: a pessoa partilha e há-de vir um amigo que lhe diz que é falso e que não deve partilhar sem saber se é verdade", acrescentou, frisando que é uma experiência que tem o intuito de levar as pessoas a "aprenderem com o erro". Até porque, lembrou, o Hospital Beatriz Ângelo situa-se em Loures e não em Guimarães e, ainda assim, houve quem acreditasse no que estava a ler.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas