Um homem de 50 anos foi detido na quinta-feira, 20 de fevereiro, em Leiria, que foi gravado em "atos de exposição genital" junto a uma escola, acabou detido por posse de uma espingarda "sem licença" ou "porte de arma", indica a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações.
A detenção ocorreu na sequência de uma denúncia apresentada no Comando Distrital de Leiria e da "ampla divulgação de um vídeo nas redes sociais, onde se visualiza um homem dentro de uma viatura, junto a uma escola em Leiria, em atos de exposição genital, na passada semana".
Na sequência disso, foi aberta uma investigação por parte da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria em estreita articulação com o Ministério Público de Leiria, que culminou num mandado de busca domiciliária e outro de busca não domiciliária.
O arguido, que tinha na sua sua posse uma espingarda "sem ser portador de qualquer licença de uso e porte de arma", já se encontrava indiciado por um ilícito criminal de importunação sexual, refere a autoridade.
A PSP, com a ajuda da Polícia Judiciária de Leiria, o Polo Digital Forense de Coimbra e a Equipa de Prevenção e Reação Imediata, apreendeu ainda uma arma de fogo longa (espingarda), um disco rígido, três bolsas porta CD’S contendo vários discos, um tablet, dois telemóveis, um computador portátil e uma câmara de vídeo com cartão de memória incluído.
O detido compareceu posteriormente no Ministério Público de Leiria e ficou sujeito à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Na mesma nota, a PSP apela a que as pessoas se mantenham atentas "a este tipo de fenómenos, que afetem a segurança e tranquilidade pública dos nossos concidadãos, especialmente dos mais jovens" e solicita que "comuniquem estas situações em tempo oportuno".
Leia Também: PSP registou quase 3.000 ocorrências em 2024 por abuso de cartão