Na campanha, que estará até dezembro na televisão, rádio, imprensa, cinema e Internet e suportes publicitários, equiparam-se comportamentos como cuspir uma pastilha para o chão, estacionar indevidamente num lugar para deficientes ou roubar num supermercado, com os protagonistas a desculparem-se com a ideia de que "é só desta vez".
No fim, a mensagem ambiental passa por uma criança que serve de voz de consciência para a mãe, que se preparava para deitar fora uma garrafa de plástico reciclável sem a pôr no recipiente para embalagens.
Com a criança, não serve a desculpa "é só desta vez".
A Ponto Verde, que no primeiro semestre deste ano reciclou "embalagens com o peso equivalente a 450 aviões", quer subir a percentagem de portugueses que fazem separação de embalagens, que atualmente se pratica em "07 em cada 10 lares portugueses".
"É preciso incentivar o comportamento das pessoas para a separação total e não de forma parcial, ou seja, separam apenas algumas embalagens e não todas. Confrontados com metas europeias cada vez mais exigentes, é urgente mudar comportamentos e reforçar a ideia de que todas as embalagens contam", refere a sociedade em comunicado.