Há novidades sobre o estado de saúde em que se encontra a bebé Matilde, a menina a quem foi diagnosticada Atrofia Muscular Espinhal - Tipo 1. As informações foram publicadas pelos pais da criança, na página 'Matilde, uma bebé especial', no Facebook, esta segunda-feira.
Na mensagem é revelado que Matilde tem estado "bem" e que já fica "mais tempo sem ventilação". "Estou cada vez mais ativa e com mais força, todos os dias faço exercícios com a mamã e já aguento mais tempo sentadinha, consigo segurar melhor o pescoço e olhar para cima", pode ler-se.
Esta terça-feira de tarde, a bebé vai ter uma consulta de cirurgia "para a Dra ver como está a válvula e se tudo se mantém como esperado". Vai ainda fazer um raio-x à bacia.
"Continuo resguarda, com visitas limitadas e o contacto com os manos muito cauteloso. Mas já vou 'andando' pela casa, ontem estive um bocadinho com a mamã na cozinha", revelam ainda.
A bebé vai recomeçar a fisioterapia esta semana "para ficar ainda mais forte". E deixa um 'aviso': "Continuo super refilona".
De recordar que os pais da menina conseguiram mobilizar o país numa onda de solidariedade cujo objetivo era angariar dois milhões de euros para a compra do medicamento mais caro do mundo, o Zolgensma, o fármaco que poderá travar a progressão da doença em causa.
Alcançado o objetivo, o Estado viria depois a comparticipar na totalidade a despesa associada ao fármaco. Tanto a bebé Matilde como a bebé Natália já receberam o medicamento.