A ministra da Saúde confirmou, esta quinta-feira, que o Hospital Garcia de Orta vai ficar sem urgência pediátrica noturna já a partir da próximo segunda-feira, 18 de novembro. "A urgência do Hospital Garcia de Orta vai estar aberta nos períodos em que tem maior procura, das 8h às 20h, e o segundo período com maior procura é das 20h às 24h e nesse vamos ter atendimento nos centros de saúde, atendimento complementar", explicou Marta Temido.
Reconhecendo que "não é uma prática corrente, isto corresponde, embora numa situação precipitada por uma carência de recursos humanos, ao reforço que queríamos prosseguir deliberadamente dos cuidados de saúde primários", justificou.
Durante a madrugada, ou seja, entre as 24h e as 8h, "os utentes do Garcia de Orta têm de se dirigir ao ponto da rede que garante a resposta" e cujo "encaminhamento é feito pelos meios do INEM quando sejam situações de emergência".
"Face às dificuldades para fazer a escala [de profissionais de saúde no Garcia de Orta], esta é a solução que, tecnicamente, foi estudada como a mais adequada e estável", reconheceu a ministra da Saúde.
"Não é uma solução ideal, porque é de contingência", mas a resposta encontrada é a que garante "mais segurança" para os utentesA comissão de utentes considera que estas soluções dadas pela ministra são "medidas paliativas" e mantêm, "no essencial, os problemas".
"Consideramos que a forma encontrada não pode ser considerada uma solução definitiva. A definitiva é a reabertura, sempre, 24 horas", assegurou.
À saída da reunião com Marta Temido, também a autarca Inês de Medeiros referiu que continuará "a lutar para encontrarmos uma solução que permita o não encerramento das urgências em período noturno", ressalvando a necessidade de serem criadas "soluções a curto prazo", mesmo estando concursos em curso.
O que fazer então se precisar da urgência do Garcia de Orta?
Uma vez encerra a urgência pediátrica será alargado o horário das unidades de saúde da Amora, no Seixal, e da Rainha Dona Leonor, em Almada.
De acordo com a ministra, estas duas unidades de saúde vão passar a funcionar das 8h00 às 00h00, nos dias de semana, e das 10h00 às 22h00, no fim de semana.
Fora das horas de funcionamento destas duas unidades de saúde, os utentes devem utilizar a Linha Saúde 24, através do 808 24 24 24, para que, em caso de situações urgentes, os doentes sejam socorridos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que deve assegurar o encaminhamento para outros hospitais.