Realiza-se esta sexta-feira, precisamente às 11h15, o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico 'A Terra Treme'.
Embora a iniciativa tenha expressão nacional, dá conta a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que o evento principal decorre na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras.
Aqui, os cerca de 1.600 alunos, os professores e os funcionários vão, em conjunto, praticar os três gestos de autoproteção para o caso da ocorrência de um sismo: baixar, proteger e aguardar. O exercício tem a duração de um minuto.
O objetivo do exercício, que vai já na sua sétima edição, é alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, através destes três gestos muito simples mas que podem salvar vidas.
A Proteção Civil lembra que os sismos ocorrem quando menos se espera e que as suas consequências, por vezes, são devastadoras como as que ocorreram em Lisboa em 1755 e cuja história pode reavivar no vídeo da galeria acima.
Além do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Mourato Nunes, vão estar presentes na iniciativa o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assim como o secretário de Estado e Adjunto da Educação, João Costa.