Burlas com MB Way. PSP deteta "volume invulgar de denúncias"

À Polícia de Segurança Pública de Viana do Castelo foram reportadas cerca de uma dezenas de casos de burlas relacionadas com a utilização da MB Way.

Notícia

© SIBS

Notícias Ao Minuto
10/02/2020 15:08 ‧ 10/02/2020 por Notícias Ao Minuto

País

MB WAY

Nos últimos meses a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem detetado "um volume invulgar de denúncias de burlas" efetuadas através da aplicação de pagamentos e serviços MB Way. Os alertas não são, por isso, novos. 

Neste tipo de ocorrência, refere a PSP em comunicado,  os suspeitos aproveitam o desconhecimento das pessoas relativamente à aplicação para conseguirem associar os cartões bancários das vítimas aos números de telemóvel que os próprios suspeitos utilizam ficando, desta forma, a controlar os cartões bancários das vítimas através da aplicação.

Na área de responsabilidade do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo foram reportadas, até ao momento, cerca de uma dezena de ocorrências,  designadamente nos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Na nota enviada à imprensa, a PSP relata que numa das ocorrências, no dia 14 de janeiro, um suspeito contatou telefonicamente um senhor e disse estar interessado em adquirir um artigo que tinha colocado num site de compra e venda online, propondo-se a fazer o pagamento através da aplicação MB Way. .

Perante o desconhecimento da vítima, o suspeito indicou que aquela se devia deslocar a uma caixa de multibanco, colocar o seu cartão, selecionar a opção MB Way e depois introduzir o número de telefone do suspeito, bem como o código por ele fornecido, convencendo a vítima que, dessa forma, iria receber o valor acordado.

Numa outra ocorrência, a 22 de janeiro, conta ainda a PSP, um senhor foi igualmente contatado por um suspeito que pretendia efetuar uma reserva num estabelecimento de hotelaria e turismo, pagando através de MB Way Também nesta situação, o suspeito convenceu a vítima a deslocar-se a uma caixa multibanco e introduzir o número de telemóvel e o código fornecido pelo suspeito.

Face ao aumento destas burlas, a PSP de Viana do Castelo reitera as recomendações já feitas:

  • Tente sempre fazer os negócios de forma presencial;
  • Se não compreende o funcionamento da aplicação MB Way recuse o pagamento por esta via;
  • Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MBWAY antes de utilizar;
  • Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way. 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas