Covid-19: Governo dos Açores solicita audição da secretária da Saúde

O Governo dos Açores solicitou hoje ao parlamento regional a audição da secretária da Saúde, "com a maior brevidade", para informações sobre o trabalho desenvolvido devido ao surto de Covid-19 e medidas de prevenção e proteção definidas.

Notícia

© iStock

Lusa
04/03/2020 12:49 ‧ 04/03/2020 por Lusa

País

Coronavírus

"O Governo dos Açores enviou hoje à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a solicitação da audição da secretária regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, com a maior brevidade, na Comissão de Assuntos Sociais, sobre o trabalho que está a ser desenvolvido e as medidas que estão a ser implementadas no âmbito da prevenção, monitorização e proteção da saúde pública", lê-se numa nota enviada às redações.

O comunicado divulgado pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do executivo acrescenta que, "desta forma, o Governo dos Açores pretende dar todas as informações aos deputados sobre o trabalho que está a ser desenvolvido, bem como responder a todas as questões que entendam colocar sobre esta matéria".

Os Açores já registaram dois casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, ambos com resultados negativo.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde confirmou cinco casos de infeção, dos quais quatro no Porto e um em Lisboa.

Das pessoas infetadas no mundo, cerca de 50 mil recuperaram.

Além de 2.983 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas