AO MINUTO: Mulher infetada é professora na Amadora. Nono caso confirmado
O Covid-19 já fez um total de vítimas mortais superior a 3.000 e mais de 95 mil pessoas foram infetadas. Cerca de 53.302 mil destes casos já recuperaram e 40 mil são casos ativos. Em Portugal há oito casos confirmados, cinco no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa.
© Global Imagens
Mundo Covid-19
Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:
15h03 - Espanha e Itália estão a adotar restrições às visitas de idosos em lares, pedindo também aos residentes que só saiam se for absolutamente necessário, para evitar a contaminação desta população mais frágil pelo novo coronavírus.
14h58 - O Presidente chinês, Xi Jinping, apelou hoje a que os trabalhadores do país retomem aos seus empregos, após quase seis semanas de estagnação, devido ao surto do Covid-19, visando recuperar a produção e o consumo doméstico.
14h55 - A Comarca da Madeira referiu hoje que os cidadãos só devem deslocar-se aos tribunais se forem convocados para diligências ou por motivo "absolutamente inadiável", no âmbito do plano de contingência relativo ao surto de Covid-19.
14h49 - O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acolheu hoje 72 de pessoas provenientes da China após uma quarentena de duas semanas, com o objetivo de acalmar os receios face à propagação da epidemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus.
14H45 - Starbucks vai suspender temporariamente o uso de copo próprio, para impedir a propagação do Covid-19, informou a companhia na sua página oficial.
14h38 - A conferência anual South by Southwest, nos EUA - de tecnologia, cinema e música - marcada para 12 e 13 de março vai acontecer, mas existem já algumas desistências por parte de empresas conhecidas. Até à data, Facebook, Twitter, Intel, Vevo, Mashable e TikTok confirmaram a sua desistência.
14h36 - O Governo de Marrocos proibiu qualquer encontro com mais de mil pessoas em recintos fechados, segundo uma circular com caráter urgente emitida hoje para impedir a propagação do novo coronavírus.
14h33 - O Japão vai colocar em quarentena obrigatória todos os viajantes da China e da Coreia do Sul antes de autorizar a sua entrada no país, com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus.
14h31 - Reino Unido "não tenciona" fechar o parlamento apesar do surto do novo coronavúrus, garantiu um membro do governo. O líder da Casa dos Comuns, Jacob Rees-Mogg, colocou um fim às suspeitas de que os deputados ficariam afastados de Westminster durante a epidemia.
14h28 - A Bolsa do Turismo de Lisboa (BTL), prevista para os dias 11 a 15 deste mês, vai ser adiada, confirmou fonte da organização ao Notícias ao Minuto.
14h21 - Há um novo caso de infeção por Covid-19 em Portugal, confirmou Graça Freitas à SIC, tendo a DGS confirmado a informação posteriormente. Paciente, de 42 anos, está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Número total de casos em Portugal sobe para nove.
14h19 - Estados Unidos já contam com cerca de 161 casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com as unidades responsáveis pelo controlo e prevenção de doença.
14h15 - O Ministério da Saúde grego anunciou hoje o registo de 21 novos casos do novo coronavírus naquele país, precisando que todas as pessoas infetadas viajavam num autocarro procedente de Israel.
14h03 - Primeiro caso confirmado na África do Sul.
13h59 - Madeira admite que poderá haver retração na economia regional;
13h49 - Turistas italianos expulsos da Mauritânia por recusarem quarentena.
13h29 - Número de casos confirmados em Espanha sobe para 234.
13h15 - A única mulher até agora infetada com o Covid-19 em Portugal é professora de Físico-Química na Escola Roque Gameiro, na Amadora. A docente esteve de férias em Itália e, ainda assintomática, apresentou-se ao serviço, tendo estado a dar aulas. Os alunos que estiveram diretamente em contacto com a professora foram aconselhados a ficar em casa.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou à RTP que foi tomada a decisão de "encerrar cinco turmas" da Escola Roque Gameiro.
13h10 - O Governo são-tomense aprovou uma resolução que proíbe a realização de viagens dos funcionários e dirigentes do Estado aos países onde se verifica uma prevalência alta da epidemia de Covid-19, anunciou hoje em comunicado.
12h45 - A quarentena do Ocean Viking chega este domingo ao fim, altura em que poderá retornar ao mar. Os 32 tripulantes e funcionários são "monitorizados" duas vezes por dia pelo médico de bordo, e todos se encontram bem, avança o LA STAMPA.
12h42 - A União Europeia (UE) e a Índia decidiram adiar a Cimeira entre ambas que estava prevista para 13 de março em Bruxelas devido à epidemia do novo coronavírus, anunciou hoje o Governo indiano.
12h34 - O Irão anunciou hoje que vai colocar postos de controlo entre cidades e prolongar o encerramento de escolas e universidades para impedir a propagação do novo coronavírus no país, com 3.513 casos confirmados de infeção e 107 mortes.
12h20 - A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) recomendou hoje aos associados que restrinjam a presença em reuniões, viagens e participações em eventos públicos que impliquem o aglomerado de passas por causa do novo coronavírus.
12h15 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) defendeu hoje um adiamento da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) para setembro, assumindo que a TPNP e congéneres estarão disponíveis para participar no evento.
12h08 - Poderá ter sido descoberto o paciente zero na infeção do Covid-19, avança o Corriere della Sera. De acordo com uma carta de médicos alemães, publicada no New England Journal, um alemão, de 33 anos, pode ter sido o primeiro europeu a contrair a infeção e a transmiti-la.
O homem apresentou sintomas respiratórios e febre alta no dia 24 de janeiro, tendo melhorado e regressado ao trabalho no dia 27 de janeiro. Dias antes, terá contactado com uma colega de trabalho de Xangai - na altura, assintomática -, que mais tarde apresentou sintomas e testou positivo para o Covid-19.
12h02 - Perdas das companhias aéreas podem atingir 101 mil milhões devido ao impacto da epidemia do novo coronavírus, estimou hoje a associação internacional de trasnporte aéreo (IATA).
12h01 - O economista Precioso Domingos considerou hoje que o setor da construção em Angola, um dos maiores contribuintes de receitas fora do petróleo, está já a ressentir-se do impacto do novo coronavírus devido à diminuição das importações da China.
11h57 - Covid-19 deixa 290 milhões de crianças sem ir à escola, diz a UNESCO. O encerramento de escolas em 22 países deixou a organização preocupada com o efeito que terá a nível educacional.
11h41 - A Federação de Futebol de Marrocos (FRMF) anunciou hoje que os jogos de todas as competições vão ser disputados à porta fechada, como medida preventiva para evitar a propagação do novo coronavírus Covid-19.
11h39 - China admite falta de máscaras. Em conferência de imprensa, o diretor do Departamento de Comércio Externo, Li Xingqian, ressalvou, no entanto, que a capacidade e a produção da China "melhoraram rapidamente" nas últimas semanas e que "o desequilibro entre a procura e a oferta reduziu bastante".
11h33 - Polónia confirma primeiro caso de covid-19. Paciente terá viajado da Alemanha para aquele país.
11h32 - A Basílica da Natividade em Belém, local de nascimento de Jesus Cristo segundo a tradição cristã, será encerrada por precaução após o surgimento de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus nesta área da Cisjordânia ocupada por Israel.
11h28 - A Bósnia-Herzegovina registou os seus dois primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus, um homem que esteve a trabalhar em Itália e o seu filho, anunciaram hoje as autoridades.
11h24 - Mais quatro casos de infeção pelo novo coronavírus registados na Catalunha, informou o secretário de saúde pública, Joan Guix, referindo que todos os casos são referentes a Barcelona.
11h21 - O Irão está a desenvolver uma vacina contra o Covid-19 e está pronto para começar a produzir testes, disse o diretor da Universidade à agência estatal, ILNA.
11h15 - O Facebook encerrou os seus escritórios em Seattle depois de um funcionário da companhia ter testado positivo para o novo coronavírus. Esta foi a primeira infeção dentro da empresa, informam. Para prevenir futuros contágios, a empresa decidiu encerrar os escritórios pelo menos até ao final da semana, tendo alguns funcionários a trabalhar a partir de casa.
11h08 - O presidente chinês Xi Jinping adiou, para abril, a visita de estado ao Japão, para se focar no surto de coronavírus que assola o mundo - cujo epicentro foi em Wuhan.
10h57 - Kim Jong-Un enviou uma carta a Moon Jae-In, presidente da Coreia do Sul, a expressar as suas condolências face ao surto do novo coronavírus, que já fez mais de 6000 infetados e 37 vítimas mortais naquela país. O líder da Coreia do Norte disse ainda preocupar-se com a saúde de Moon Jae-In e lamentar não conseguir ajudar, citam os meios estrangeiros.
A Coreia do Norte afirma não ter nenhum caso de infeção no país, o que suscita algumas dúvidas entre os especialistas.
10h49 - O Ministério da Saúde dos Emirados Árabes Unidos estão a aconselhar os cidadãos e residentes a não viajarem. "Quem viajar pode enfrentar medidas preventivas no retorno, incluindo ser submetido a exames médicos no aeroporto e uma quarentena em casa de 14 dias", referiram em comunicado, citado pela CNN.
10h43 - A partir de amanhã, a Coreia do Sul, um dos países mais afetados pelo Covid-19, não irá exportar máscaras, informou o gabinete do ministério das finanças. A medida surge após várias críticas da população à falta de máscaras. A partir de amanhã, cada pessoa poderá adquirir duas máscaras por semana. Será ainda fixado um preço limite aos vendedores.
A Coreia do Sul reportou mais de 5.700 casos de infeção e 35 mortes.
10h37 - Ao contrário do que tem acontecido nos últimos três dias, a China voltou a apresentar um aumento no número de casos confirmados por Covid-19 esta quinta-feira, devido a novas infeções em Wuhan, o epicentro do surto. As autoridades de saúde chinesas informaram que há 139 casos confirmados desde quarta-feira, elevando o número total para 80.409 mil.
10h18 - Chris Whitty, que está a ajudar a preparar a resposta do Reino Unido no combate a este novo coronavírus , apresentou hoje um plano para superar o covid-19. "Vamos ter 50% dos casos em três semanas, e 95% em nove semanas, se seguir a trajetória que prevemos", disse.
“We will get 50% of all the cases over a three-week period and 95% of the cases over a nine-week period, if it follows a trajectory we think it’s likely to”England’s chief medical officer Chris Whitty on the possible impact of coronavirus on the NHS https://t.co/up8tvXnSE1 pic.twitter.com/tw43DJkLC1
— BBC Politics (@BBCPolitics) March 5, 2020
10h04 - Um jornal australiano está a oferecer aos leitores páginas em branco, para usar "em caso de emergência". A epidemia de Covid-19 levou a uma corrida aos supermercados, que resultou na escassez de papel higiénico. Nos últimos dias, alguns supermercados têm imposto um limite de compra de quatro embalagens por pessoa.
YES, WE ACTUALLY DID PRINT IT #toiletpapercrisis pic.twitter.com/jusP50ojYu
— The NT News (@TheNTNews) March 4, 2020
09h58 - Alemanha reporta 109 casos confirmados de infeção por Covid-19, elevando o número total de casos para 349. O estado alemão Renânia do Norte-Vestfália é um dos mais afetados.
09h49 - Terceira morte por Covid-19 confirmada em Espanha. Trata-se de um mulher de 99 anos, cuja infeção só foi detetada já depois do óbito;
09h38 - A Direção-Geral da Saúde confirma a existência de mais dois casos de infetados por Covid-19 em Portugal, no Porto, detalhando que se tratam de dois homens, um de 49 anos e outro de 50 anos, encontrando-se ambos estáveis no Hospital de São João;
09h28 - O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) denunciou hoje à Lusa "faltarem equipamentos nos centros de saúde [do Norte do país] para evitar contágios do Covid-19", argumentando a administração regional "decorrerem concursos" para os equipar.
09h13 - Suíça reporta primeira morte por Covid-19, uma mulher de 74 anos, que estava internada desde terça-feira, revelam as autoridades. A vítima mortal sofria de uma doença crónica, o que a tornava uma pessoa de risco, acrescentam.
09h07 - Tailândia reporta quatro novos casos de infeção por covid-19 no país, elevando o número total para 47, informou o diretor-geral de saúde esta quinta-feira.
09h06- Mais três pessoas testaram positivo para o novo coronavírus na Escócia, avança o governo, elevando o número total de infetados para seis. As autoridades de saúde escocesas revelaram que os novos casos de infeção estavam em contato com os casos previamente conhecidos e garantiu que o país está "preparado para lidar" com o Covid-19. No Reino Unido já são 90 os casos totais de infeção.
09h04 - A companhia de baixo custo Norwegian, que está com dificuldades financeiras por causa da proibição internacional de voos com o Boeing 737 MAX, cancelou hoje 22 ligações devido surto de Covid-19 e retirou a sua previsão de lucros para 2020.
09H01 - Uma funcionária do metro em França testou positivo para o Covid-19, avançam os meios de comunicação locais. A mulher, que se encontra hospitalizada, trabalha numa das principais linhas de metro da capital francesa.
08h54 - Adiada visita de Estado do Presidente chinês ao Japão. "A visita de Estado do Presidente Xi [Jinping] ao Japão será organizada num momento mais apropriado de ambos os lados", disse Yoshihide Suga, aos jornalistas em Tóquio. O responsável nipónico acrescentou ainda que uma nova data será marcada através dos canais diplomáticos das duas maiores potências asiáticas.
08h30 - Portugal regista mais dois casos de infetados por Covid-19, elevando o total para oito. Tratam-se de dois homens, na casa dos 40 anos, estando ambos internados no Hospital de São João, no Porto;
08h28 - Governo prepara hospitais militares para eventual surto. O Ministério da Defesa está a fazer um levantamento de instalações militares para colocar à disposição em caso de aumento do surto de Covid-19 em Portugal, estando já a realizar obras no Hospital das Forças Armadas do Porto.
08h16 - Califórnia declarou estado de emergência, após registar a primeira morte por Covid-19. Homem, de 71 anos, morreu duas semanas após umas férias no cruzeiro Grand Princess, que tem, neste momento 2.500 pessoas a bordo, das quais 21 - 11 passageiros e 10 funcionários - apresentam sintomas, avança o The New York Times. Embarcação encontra-se em quarentena para que as autoridades de saúde possam testar todas as pessoas a bordo.
Esta é a primeira morte, fora do estado de Washington, onde já morreram dez pessoas. De acordo com as autoridades de saúde, a vítima mortal tinha alguns problemas de saúde.
07h46 - Mais de uma centena de trabalhadores filipinos em Macau vão ser repatriados, na sequência do surto do novo coronavírus, afirmou hoje um responsável do Governo do país.
06h57: A companhia aérea regional britânica Flybe anunciou hoje que cessou todas as atividades com efeito imediato e entrou em liquidação judicial, na sequência do surto do novo coronavírus.
06h35: Um homem morreu de insuficiência respiratória devido a Covid-19, em Wuhan, centro do surto do novo coronavírus, cinco dias após receber alta de um dos hospitais construídos para conter a doença, noticiou hoje a imprensa local.
06h23: Uma equipa de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.
Desde que o SARS-CoV-2, nomeado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Covid-19, atingiu a China - epicentro do surto, que se encontra a recuperar - já foram reportados cerca de 95 mil casos de infeção, em todos os continentes.
Fora da China, os países mais afetados são o Irão, a Coreia do Sul e Itália.
Em Portugal, existiam seis casos confirmados pela Direção-Geral da Saúde até à noite de quarta-feira, tendo esta quinta-feira de manhã essa cifra aumentado para oito - número entretanto confirmado pela DGS. O último caso a ser confirmado ontem diz respeito a uma mulher e foi registado em Lisboa. Os dois casos desta quinta-feira foram registados no Porto, tratam-se de dois homens internados no Hospital de São João no Porto.
Por cá ainda não existem grandes eventos cancelados devido ao Covid-19, no entanto a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, suspendeu as aulas por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de contactarem com o quinto infetado com o novo coronavírus em Portugal.
O Turismo de Portugal anunciou também esta quarta-feira o cancelamento da sua participação presencial na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tal como as estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e de outras sete associações do setor.
O encerramento de escolas em 13 países, para impedir a expansão do Covid-19, interrompeu as aulas de 290,5 milhões de alunos em todo o mundo, um número sem precedentes, informou a UNESCO.
Até à data, o Covid-19 já fez mais de 3.200 mortes, mas mais de 53 mil pessoas recuperaram da doença. Na ciência, a investigação por uma cura para este novo coronavírus continua. Uma equipa de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis terapias antivirais.
No Brasil, também uma equipa de cientistas conseguiu sequenciar o ADN do novo coronavírus em 48 horas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com