Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Aluno de faculdade de Coimbra diagnosticado com meningite bacteriana

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) aconselha a todas as pessoas que estiveram na inauguração da exposição Typomania, no dia 2, a tomar um comprimido "que anula o risco de doença". Medicamento tem de ser tomado até esta sexta-feira.

Aluno de faculdade de Coimbra diagnosticado com meningite bacteriana
Notícias ao Minuto

09:08 - 06/03/20 por Notícias Ao Minuto

País Meningite

Um aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra (FCTUC) foi diagnosticado com meningite bacteriana. Sendo este um tipo de meningite bastante contagioso, a instituição de ensino apela a que sejam tomadas "imediatamente" medidas preventivas por parte de quem participou na Typomania

"É aconselhado a todas as pessoas que estiveram na palestra e na inauguração da exposição Typomania a tomar um comprimido de Ciprofloxacina Megaflox 500 mg", lê-se numa publicação da faculdade, que acrescenta que "esta única toma deve feita até sexta-feira, o mais tardar". Ou seja, hoje. 

Na mesma nota, a instituição de ensino sublinha que não há razão para pânico e que a toma do medicamento anula o risco de doença.

Esclarece ainda FCTUC que "não há transmissão secundária", uma vez que "a doença só se transmite a partir de pessoas com a doença já declarada". Em caso de dúvidas, é pedido que se contacte o delegado de saúde de Coimbra, Dr. José Pereira de Almeida, através do número: 910018661. 

De acordo com o jornal Campeão das Províncias, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou, esta quinta-feira o caso de meningite meningocócica “num aluno da Universidade de Coimbra, que está internado mas estável e com sinais de melhoria”. Informação posteriormente enviada ao Notícias ao Minuto. "A Unidade de Saúde Pública do Baixo Mondego notificou um caso de meningite meningocócica observada num aluno da Universidade de Coimbra que, à data, se encontra internado em estado de saúde estável com sinais de melhorias", lê-se no comunicado. 

"Esta Unidade de Saúde Pública, em colaboração com os responsáveis do respetivo departamento universitário, iniciou, de imediato, a investigação epidemiológica e, na observância dos procedimentos preconizados, fez a identificação dos contactantes e a administração da medicação profilática". 

A infeção meningocócica é provocada pela bactéria Neisseria meningitidisou meningococo. A ARSC explica ainda que asta infeção "pode apresentar a forma de meningite, bem conhecida da população por apresentar sinais meníngeos, como rigidez da nuca (pescoço), ou a forma de infeção do sangue, sem sinais meníngeos". A transmissão é feita de pessoa a pessoa e o reservatório é o próprio ser humano, sendo que "cerca de 25 % da população é portadora desta bactéria, nas fossas nasais, pelo que a doença não se pode erradicar". 

Para esta infeção está preconizada a quimioprofilaxia de pessoas contactantes próximas do doente quer seja no local de trabalho, família ou comunidade, daí a indicação para a tomo do referido comprimido.

Segundo esta administração regional, a definição de contacto próximo "deriva do modo de transmissão, por gotículas de saliva ou fluídos nasais que não se transmitem a mais de 2metros. O modo indireto de transmissão, a partir de superfícies contaminadas ou de objetos que se levam à boca, é considerado insignificante.

Um dia após o início do tratamento, refere esta autoridade de saúde, "os doentes deixam de ser infetantes e os contactantes alvo da quimioprofilaxia, temporariamente, deixam de ser portadores da bactéria pelo que, para estes, não há qual-quer limitação às suas atividades normais". 

Neste contexto, os delegados de saúde locais estão a acompanhar a situação em permanência, em arti-culação com a Delegada de Saúde Coordenadora, com o Departamento de Saúde Pública da Administra-ção Regional de Saúde do Centro e com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório