A plataforma online Custo Justo anunciou esta sexta-feira a retirada da plataforma de todos os anúncios referentes a equipamentos de proteção para o Covid-19, uma decisão tomada no sentido de evitar a especulação em acessórios ligados a esta epidemia, como máscaras de proteção ou gel desinfetante.
A página, especializado em anúncios classificados, segue o exemplo da OLX, depois de se ter registado um aumento de 87% nas buscas pela palavra 'máscara', por exemplo.
No mesmo sentido, o CustoJusto.pt verificou, na última semana, um aumento de 116% nas pesquisas de equipamentos de proteção para o Covid-19 e um aumento de procura de igual valor.
"Não queremos que o Custo Justo sirva para uma aproveitamento especulativo com uma situação grave de saúde pública como esta que vivemos. Decidimos que iremos retirar a partir de hoje todos os anúncios que se referem a estes equipamentos", destaca Pedro Furtado, diretor-geral do CustoJusto.pt.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo 13 em Portugal.
Das pessoas infetadas, mais de 55 mil já estão recuperadas.