No boletim epidemiológico desta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de uma nova subida do número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal: são, atualmente, 112.
Há ainda um total de 1308 casos suspeitos e 172 aguardam os resultados das análises laboratoriais. As autoridades de saúde mantêm o contacto com 5674 pessoas, que estão em vigilância.
53 destes casos confirmados estão concentrados no Norte do país, seis no Centro, 46 em Lisboa e Vale do Tejo, seis em Faro e um no estrangeiro.
Enquanto que na quinta-feira a DGS dava conta da existência de seis cadeias de transmissão ativa, este número é agora atualizado e são já 11.
Quanto aos números de casos importados, nove tiveram contacto com Espanha, cinco com França, 15 com Itália, três com a Suíça e um, que está em investigação, com a Alemanha/Áustria.
Destes pacientes que estão infetados com o novo coronavírus, apenas 107 estão internados, pode ler-se no comunicado da DGS.
No que aos sintomas diz respeito, 65% dos doentes apresentam tosse, 48% febre, 12% dificuldade respiratória, 39% cefaleia, 37% dores musculares e 24% fraqueza generalizada.
Recorde-se que o Presidente da República apelou esta sexta-feira a uma mobilização da sociedade, impondo-se a necessidade de um esforço maior do que o esperado. Para lá disso, o Governo, através do ministro da Administração Interna e da ministra da Saúde, vai declarar hoje "o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão".