Covid-19: Criada linha de emergência para portugueses que estão em viagem

Ministério dos Negócios Estrangeiros anuncia a criação de uma linha de emergência para apoiar os portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal.

Notícia

© Global Imagens

Melissa Lopes
13/03/2020 18:58 ‧ 13/03/2020 por Melissa Lopes

País

Covid-19

"Com   o   objetivo   de   dar   apoio   aos   portugueses   que   se   encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal,  o  Ministério  dos  Negócios  Estrangeiros  (MNE)  criou  a  linha  de emergência COVID-19, serviço assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e  na  linha  telefónica  (+351217929755)", informa o Governo em comunicado. 

Esta linha de emergência para viajantes estará disponível em dias úteis, entre as 9h e as 17h. 

Fora deste horário, a linha "será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia". 

Na mesma nota, o Governo sublinha que, com esta decisão, "o MNE coloca à disposição dos portugueses em viagem pelo mundo um serviço adicional, destinado sobretudo a prestar informações relativas ao regresso a território nacional no caso de ocorrerem dificuldades de circulação no país onde se encontrem".

O Governo informa ainda que esta linha de emergência "não servirá para o tratamento de outros assuntos de natureza consular tais como a emissão de cartões de cidadão, passaportes biométricos ou tratamento de pedidos de vistos, que seguem os seus canais próprios e regulares junto dos postos consulares". 

De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde, há em Portugal 112 casos confirmados de infeção po Covid-19 e 172 aguardam resultado laboratorial. Nesta altura,  o número de casos suspeitos em Portugal é de 1308. Estão identificadas, agora, 11 cadeias de transmissão. 

O Governo decretou ontem, depois de reunião de Conselho de Ministros, o encerramento de todas as escolas até ao período da Páscoa. Discotecas e bares também foram encerrados, centros comerciais e restaurantes funcionam mas com limitações, são algumas das medidas anunciadas por António Costa. 

Até ao dia 9 de abril, sublinhe-se, o país está em estado de alerta, anunciou hoje o Ministro da Administração Interna. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas