"O município da Lourinhã já articulou a disponibilidade imediata de 45 camas na Casa do Oeste, freguesia de Ribamar, para doentes menos graves, sendo este procedimento replicado por recintos semelhantes, caso venha a surgir essa necessidade", é referido em comunicado.
No âmbito do Plano Municipal de Emergência, a autarquia tem prevista a possibilidade de utilizar pavilhões e recintos das associações do concelho para assegurarem serviços de retaguarda e suporte logístico à situação pandémica.
O município reforçou as medidas preventivas contra o novo coronavírus, com o encerramento de todos os cemitérios do concelho, exceto para funerais restritos a 10 pessoas, dos consultórios médicos, clínicas dentárias, clínicas de fisioterapia e atividades de saúde e bem-estar, incluindo terapêuticas não convencionais.
As urgências devem ser encaminhadas para o Hospital de Torres Vedras, pertencente ao Centro Hospitalar do Oeste.
A cantina social mantém-se aberta para assegurar entregas de refeições ao domicílio.
O mercado municipal também continua aberto, com horário diferenciado para profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e demais agentes de proteção civil, mas foram impostas limitações de acesso e proibição de venda de bebidas alcoólicas para o público.
No domingo, a autarquia já tinha determinado encerrar serviços municipais de atendimento ao público, hotéis e alojamentos locais, parques infantis, equipamentos desportivos e de recreio ao ar livre, casas de banho públicas, o atendimento nas juntas de freguesia, o julgado de paz, a Academia Cultural Sénior e os centros de dia do concelho.
A autarquia decidiu também suspender prazos processuais e visitas aos lares.
As medidas estão em vigor até 30 de abril.
A Lourinhã, onde não existem casos confirmados de infeção segundo as autoridades de saúde, possui cerca de 26 mil habitantes.