A informação foi avançada, e confirmada, à SIC Notícias pelo presidente da Câmara de Vila Real, Rui Jorge Cordeiro, esclarecendo que apesar de "serem resultados muito preocupantes, nem tudo são mais notícias".
"Com excepção dos 11 utentes que foram transferidos para o hospital militar, todos os outros utentes infetados são assintomáticos, isto é têm Covid-19 mas não têm nenhum sintoma e estão estabilizados", garantiu o autarca.
O próximo passo, adiantou, "é continuar a tratar bem os utentes" e para que isso aconteça o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) "fez uma visita, e vai continuar a fazer as que forem necessárias, com médicos, enfermeiros e auxiliares", e nessa circunstância, "todos os utentes foram acompanhados, vistos, e logo que seja possível, serão transferidos para um outro local para que o lar seja desinfetado".
"Eles [os utentes] não podem ser tansferidos para uma unidade hospitalar porque como se sabe também os hospitais são focos de infeções", por esse "motivo o desejável é que sejam transferidos para um local onde garantidamente não haja possibilidade de serem infetados".
Agora, acrescentou o autarca Rui Jorge Cordeiro, "é obviamente necessário resolver o problema da retirada [dos idosos] deste espaço, com a certeza de que se algum deles apresentar sintomatologia estamos a três/quatro minutos do centro hospitalar".
Quanto ao espaço para onde irão, o presidente da Câmara de Vila Real disse apenas que ainda estão "à procura do espaço ideal", o que pode acontecer ainda hoje, mas "serão os técnicos na área da saúde e na área da segurança social que avaliarão o momento e as melhores condições para garantir a salvaguarda dos utentes".
O autarca Rui Jorge Cordeiro deixou, contudo, uma crítica à forma como esta situação foi gerida: "É lamentável que tenham passado mais de 36 horas até obtermos todos os resultados. Isso é que me intriga, que me deixa triste e até perplexo, não entendo como é que o INEM e o Hospital São João - que fez estes testes - não priorizou desde a primeira hora utentes com 90, 92 e 94 anos".
Primeiro caso no Lar de Nossa Senhora das Dores foi detetado no domingo
O primeiro caso de um idoso com Covid-19 no Lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, foi detetado no domingo (dia 22). Na terça-feira foi divulgado que 13 utentes e sete funcionários deram resultado positivo nos testes e, no dia seguinte, soube-se que 11 idosos foram transferidos para o hospital militar do Porto. Dois já se encontravam no CHTMAD.
Também na quarta-feira foram realizados mais 75 testes aos restantes residentes e colaboradores que se encontravam na instituição particular de solidariedade social. E ainda na noite de ontem, o presidente da Câmara de Vila Real disse que foram detetados mais 25 idosos e funcionários com Covid-19 no lar, elevando para 45 o número de infetados.
No entanto, ressalvou, que estavam apenas conhecidos 29 dos 75 testes realizados, faltando ainda apurar 46 resultados, cujo resultado foi conhecido esta manhã de sexta-feira.
[Notícia atualizada às 12h28]