Esta Lisboa da pandemia tem pouca vida e menos encanto

No espaço de semanas, a capital portuguesa perdeu o movimento de pessoas que a caracterizava e até os bairros históricos parecem vazios. A vida surge agora nas janelas e varandas.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Global Imagens

Fábio Nunes
03/04/2020 07:26 ‧ 03/04/2020 por Fábio Nunes

País

Coronavírus

Parece que vão longe os tempos em que as ruas de Lisboa estavam cheias de gente. As zonas mais icónicas da cidade estão praticamente desertas, um cenário semelhante nos bairros históricos sempre tão animados. Já não se ouve uma diversidade de línguas entre as gentes que visitavam Lisboa e percorriam os pontos mais turísticos e não só, ficou muda essa verdadeira torre de babel que marcou a cidade nos últimos anos. 

Na realidade, Lisboa perdeu som e barulhos. Mesmo aqueles menos apreciados, como era o caso do trânsito e das buzinas consequentes. 

É um cenário que poucos poderiam imaginar que se concretizasse num espaço de tempo tão curto, mas a pandemia de Covid-19 obrigou a implementação de medidas de isolamento social. 

A pouca vida nas ruas da capital migrou (temporariamente) para as janelas e varandas dos prédios, onde se descobrem agora novos conceitos de socialização, que por vezes podem ser tão simples como ficar conhecer melhor o vizinho do lado. 

Veja as imagens desta nova Lisboa, enquanto ansiamos pelo regresso da velha Lisboa, cheia de encanto. 

Em Portugal, 9.034 pessoas foram infetadas com o novo coronavírus. Morreram 209 pessoas e 68 recuperaram e tiveram alta hospitalar. Esta sexta-feira o país iniciou um novo período de mais 15 dias de Estado de Emergência. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas