Uma equipa de pediatras do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do Hospital Fernando Fonseca publicou, esta sexta-feira, um guia para ajudar os pais a lidar com a presença permanente dos filhos em casa com o objetivo de prevenir situações de maus tratos no seio familiar.
“É normal que se sinta stressado e sobrecarregado”, começam por denotar os profissionais.
O guia - inspirado no documento 'Tips for parenting during the coronavirus (COVID-19) outbreak” criado pela Organização Mundial da Saúde - divide-se em seis categorias: Tempo de qualidade entre pais e filhos; manutenção de uma atitude positiva; criação de rotinas; reação aos maus comportamentos das crianças; capacidade de manter a calma por parte dos progenitores e importância da comunicação entre os meios da família.
“Todas [as crianças] se portam mal alguma vez (...) é normal quando estão cansadas, com fome, com medo”, adverte, por exemplo, o guia.
O documento apresenta também 21 dicas e deixa a mensagem de que ninguém está sozinho neste momento de crise e que "a sanidade mental possível”. “Não guarde segredo”, apela ainda o guia.
Recorde-se que ainda não há uma previsão sobre o recomeço das aulas. António Costa fixou o dia 4 de maio como a data limite para recomeçarem as aulas presenciais, sem que seja preciso alterar o calendário escolar. A decisão será tomada no próximo dia 9 de abril.
Portugal está há mais de 15 dias em estado de emergência e já morreram mais de 200 pessoas.