As máscaras são um dos equipamentos de proteção individual que os portugueses usam para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Mas quem deve realmente usá-las? E como fazê-lo? Para dissipar as dúvidas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) fez uma publicação no Facebook com medidas gerais para uma correta utilização.
A Autoridade de Saúde começa por explicar que nem toda a gente a deve colocar: "Só deve usar máscara quem tem indicação para tal", sendo que esta "funciona como barreira para grandes partículas expelidas pelo utilizador e, desta forma, protege os outros".
E quais os riscos do uso indevido deste equipamento? Já ouvimos a Diretora-Geral da Saúde referir que as máscaras podem dar uma "falsa sensação de segurança" e é isso mesmo que a OMS destaca também. Colocar uma poderá "fazer esquecer outras medidas de prevenção contra o novo coronavírus".
Por sua vez, se as máscaras não estiverem bem colocadas, "pode ter a tendência de tocar mais vezes na cara, por onde o vírus pode entrar no organismo", através dos olhos, nariz ou boca.
E agora, a grande questão: Quem deve usar máscara? A DGS sublinha que, para proteger terceiros, são estas as pessoas que o deverão fazer:
- "Pessoas com doença respiratória;
- Pessoas que poderão estar infetadas com Covid-19;
- Doentes imunossuprimidos;
- Cuidadores de pessoas com Covid-19;
- Profissionais de Saúde."
A Direção-Geral da Saúde prossegue a publicação referindo que máscaras devem ser usadas. "Se lhe for indicado pelo profissional de saúde, deve usar uma máscara cirúrgica", frisa, acrescentando que tem mesmo de evitar as máscaras de pano, uma vez que estas "podem acumular resíduos ou até partículas infeciosas".
Como colocar a máscara? Há três pontos que não podem falhar:
- "Lavar bem as mãos antes de colocar a máscara;
- Colocar a máscara com o lado branco virado para a cara e o lado com outra cor virado para fora;
- Verificar se está ajustada ao seu rosto."
Já para a retirar, as regras são outras:
- "Mude de máscara quando esta estiver suja ou húmida;
- Deve ser removida a partir da parte de trás - não tocando na frente da máscara - segurando nos atilhos ou elásticos;
- Lavar bem as mãos antes de retirar a máscara;
- Deve ser descartada para um contentor de resíduos;
- Nova higienização das mãos, no final da utilização da máscara".
De lembrar que a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo, em entrevista à RTP1, que a Direção-Geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação da Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a medida.