A Direção-Geral da Saúde (DGS) sugeriu, na semana passada, um reforço dos legumes e fruta na alimentação das crianças e pediu aos pais que evitem ter em casa snacks hipercalóricos, para prevenir o aumento de peso durante o isolamento social. Mas fique agora com dicas da autoridade para tarefas que pode dar aos mais pequenos na cozinha durante este período de confinamento.
Dos 3 aos 5 anos, as crianças podem fazer três tarefas (muito simples), de acordo com o aconselhado pela DGS: lavar frutas e hortícolas, juntar ingredientes e amassar massa de pão.
Se os seus filhos estão na faixa etária dos 6 aos 9 anos, a dificuldade aumenta um pouco. Já podem preparar vegetais, usar o ralador e preparar o lanche.
Mas, se já são mais crescidos e estas tarefas parecem para crianças pequenas, a partir dos 10 anos saiba que já devem "ajudar em tarefas de responsabilidade". São elas: confeção simples com supervisão, cortar legumes e preparar receitas simples.
Há, contudo, outras formas de os pais 'enganarem' os filhos na altura da alimentação. Deve incluir mais frutas e hortícolas na alimentação das crianças e, para tal, aconselha a DGS, deve adaptar e inovar as receitas.
Reinvente o puré. "Reinvente o clássico puré de batata, juntando-lhe cenoura, abóbora, ervilhas ou brócolos", é um dos pontos que a autoridade para a Saúde foca. Deve também "preparar saladas coloridas" para os mais pequenos.
Pode também fazer da fruta "a sobremesa de excelência", dando-lhe um toque diferente adicionando "canela, hortelã ou especiarias".