Agora já pode saber qual é o risco de infeção pelo novo coronavírus na sua cidade ou concelho. Quatro investigadores do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), que pertence ao Instituto Superior Técnico, criaram um mapa que lhe mostra a informação através de um código de cores. Pode visualizá-lo aqui.
Esta ferramenta é atualizada diariamente com dados oficiais, divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
"Os mapas de risco mostrados podem ser usados pelas autoridades de saúde pública para identificarem áreas de risco locais relacionadas às taxas diárias de infeção - o número diário de infecções por 10.000 habitantes por município - e para orientar as atividades de vigilância e controlo", é ainda explicitado na página em que pode consultá-los.
Uma análise do mapa, leva a perceber que o maior risco de ser contagiado ocorre no Norte de Portugal, sendo que esta é também a região que apresenta maior número de casos confirmados pela DGS desde o início da pandemia no nosso país.
De lembrar que, esta quarta-feira, a autoridade da Saúde deu conta da existência de 380 vítimas mortais em Portugal, um aumento de 35 mortos face a terça-feira, o equivale a uma variação de 10,1%. Há ainda a registar 13.141 infetados, o que traduz um aumento de 699 casos em 24 horas (+ 5,6%).