A última sondagem do Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest, divulgada esta quinta-feira e realizada entre 30 de março e 1 de abril, revela que 19% dos portugueses conhece alguém que foi infetado pelo novo coronavírus.
Este valor assume particular relevância junto da população residente na região do Grande Porto, ao atingir os 27%
O mesmo estudo revela que a preocupação com a possibilidade de contaminação continua a liderar o 'top 3' de receios dos portugueses durante esta pandemia, sendo que esse medo aumentou face à sondagem anterior e é já assumido como a maior preocupação por 33,3% dos portugueses.
Na semana, em que o Estado de Emergência foi renovado por mais duas semanas, verificou-se que o Índice de Receio em ser contaminado aumentou, e é superior na população feminina, face à masculina.
O estudo dá ainda conta de que houve uma estabilização do Índice de Probabilidade de Contaminação. Todavia, verificou-se que mais uma vez a população feminina considera como mais provável a contaminação do que a população masculina.
A sondagem salienta ainda que, apesar dos sinais de esperança que se vão intensificando nos últimos dias, o avolumar de casos em Portugal e no resto do mundo faz com que 99% dos inquiridos não tenham dúvidas de que a pandemia do novo coronavírus é uma ameaça real que o mundo está a enfrentar.
Todas estas informações, bem como os resultados de outras sondagens e indicadores sobre a Covid-19, trabalhados pela Marktest, estão agregadas no microsite do grupo.