A assessora de imprensa da autarquia, Filomena Serrazina, afirmou que os resultados dos testes feitos pelo Hospital de Vila Franca de Xira foram conhecidos cerca das 17:30 e que os 20 idosos podem regressar à dependência do lar da Associação de Assistência e Beneficência da Misericórdia de Alverca onde vivem.
No lar principal da Misericórdia de Alverca foram registados 58 casos positivos de covid-19, incluindo 39 utentes e 19 funcionários.
A outra dependência, onde vivem as 20 pessoas cujos testes foram concluídos esta tarde, situa-se a 800 metros do lar principal, mas face aos resultados dos testes pode considerar-se uma "zona limpa" de covid-19, afirmou a mesma fonte.
Trinta dos utentes e seis funcionários do lar principal da Misericórdia cujos testes deram negativo foram encaminhados para uma unidade hoteleira do concelho.
As pessoas infetadas com o novo coronavírus vão ficar no lar principal, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, disse que estão a ser efetuados testes em todos os lares de Vila Franca de Xira.
Portugal regista hoje 687 mortos associados à covid-19, mais 30 do que na sexta-feira, e 19.685 infetados (mais 663), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Comparando com os dados de sexta-feira, em que se registavam 657 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de 4,6%.
Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 663 casos do que na sexta-feira, representando uma subida de 3,5%.