Um homem desfilou sozinho este sábado, Dia 25 de Abril, pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, com uma grande bandeira de Portugal às costas e alguns cravos vermelhos na mão.
A imagem é forte, emocionante e está a marcar o dia de um Portugal confinado, perante uma pandemia que está a colocar o mundo em casa, mas não tira a Liberdade a um povo que há 46 anos conseguiu derrotar a ditadura de Salazar.
As várias fotografias do momento mostram o homem aprumado, de blazer branco, calças e lenço preto, a realizar a tradição que milhares de portugueses adotaram no Dia da Liberdade, assinalado hoje, e que, devido à Covid-19, não puderam cumprir este ano.
Em cenário de fundo, uma avenida quase despida de pessoas e de carros. Apenas com alguns agentes da PSP a regularem o trânsito e meia dúzia de cidadãos que decidiram passear, apesar da ameaça do novo coronavírus, no dia em que se assinala a Revolução dos Cravos.
O que ainda não se sabe é a identidade do homem que subiu a Avenida da Liberdade com ‘Portugal às costas’ e em representação de todo um país.