De acordo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), está prevista a possibilidade de integrar, a curto prazo, 30 camas para cuidados de convalescença e 20 camas para internamentos de longa duração, naquela unidade.
Com a abertura destas Residências Montepio em Albergaria-a-Velha, o distrito de Aveiro aumenta a capacidade de resposta na Rede Nacional de Cuidados Continuados para um total atual de 334 camas.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados é um projeto conjunto dos ministérios da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social e é formada por um conjunto de instituições, públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social.
Os Cuidados Continuados Integrados, como a designação indica, "promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia".
Têm por objetivo "a recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra".
Esta unidade em Albergaria-a-Velha é a oitava estrutura do género daquela empresa a abrir no país.
Portugal tem atualmente 1032 estabelecimentos licenciados, número que tem vindo a aumentar procurando dar resposta ao aumento da população sénior.