Forma detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) dois homens, de 28 e 30 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Valongo.
A investigação da força militar decorria há cerca de um ano e permitiu desmantelar uma rede de tráfico de droga que operava a partir do Porto e Valongo. Como detalha o comunicado enviado às redações, o grupo vendia a droga em diversas localidades do distrito.
A GNR acabou por dividir a ação em três fases, que decorreram em janeiro, fevereiro e maio. Estas permitiram deter cinco homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 25 e os 40 anos, dois deles com antecedentes criminais e cumprimento de pena de prisão efetiva.
Já são conhecidas as medidas de coação aplicadas aos primeiros seis detidos, destacando-se uma prisão preventiva e uma prisão domiciliária. Aos restantes foi aplicado o regime de apresentações periódicas no posto policial da área de residência.
Para além das detenções, a GNR fez várias buscas domiciliárias e em veículos, das quais resultou a apreensão 550 doses de cocaína, 2.224 doses de haxixe, seis doses de canábis, quatro réplicas de armas de fogo, sete telemóveis e 16 cartões SIM, duas viaturas, cinco armas brancas, uma balança de precisão, material de corte e embalamento, 120 euros em notas falsas, 1.925 euros em numerário e ainda diverso material de corte e acondicionamento.
Durante a operação foram "ainda identificados quatro homens, com idades entre os 30 e os 35 anos, todos com antecedentes criminais por tráfico, posse e consumo de produtos estupefacientes".
Os dois detidos nesta última fase da operação serão presentes ao Tribunal Judicial do Porto.