A Direção-Geral da Saúde revelou, esta quarta-feira, as orientações para a retoma do funcionamento das creches. Destas contam-se o distanciamento entre as crianças, sendo que o "calçado deve ser deixado à entrada". Esta estabelece também que "todos os funcionários devem usar máscara cirúrgica de forma adequada".
Antes da abertura, alerta o documento, "todos os espaços devem ativar e atualizar os seus Planos de Contingência, que devem contemplar os procedimentos a adotar perante um caso suspeito de Covid-19 e a definição de uma área de isolamento".
As creches devem "garantir uma redução do número de crianças por sala de forma a que seja maximizado o distanciamento entre as mesmas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades lúdico-pedagógicas", sendo que quando os mais pequenos estão "em mesas, berços ou espreguiçadeiras" devem cumprir o distanciamento físico entre elas.
As crianças e funcionários devem estar "em salas fixas", sublinha a DGS, e "a cada funcionário deve corresponder apenas um grupo, e os espaços devem ser definidos de acordo com a divisão, para que não haja contacto entre pessoas de grupos diferentes".
Para evitar o cruzamento entre pessoas, a orientação estabelece a "definição de horários de entrada e de saída desfasados e a definição de circuitos de entrada e saída da sala de atividades para cada grupo", pode ainda ler-se na nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Calçado à entrada e brinquedos não entram
O calçado, tanto de crianças como de funcionários, "deve ser deixado à entrada, nas salas em que as crianças se sentam ou deitam no chão" e pode ser solicitado aos encarregados de educação que levem "calçado extra de uso exclusivo na creche".
Quanto a brinquedos, os funcionários "devem pedir aos encarregados de educação que não deixem as crianças levar brinquedos ou outros objetos não necessários de casa para a creche e garantir a lavagem regular dos brinquedos".
As portas e janelas das salas devem "ser mantidas abertas" para o ar circular" e, na hora da sesta, "deve existir um colchão para cada criança e garantir que usa sempre o mesmo".
Leia na íntegra a orientação da DGS para as creches aqui.
[Notícia atualizada às 11h30]