O manual da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre medidas gerais de prevenção e controlo da Covid-19, publicado esta quinta-feira, é composto por 30 páginas de informação sobre a pandemia, esquematizada por pontos para facilitar a leitura.
No manual estão reunidas todas as recomendações gerais feitas à população, designadamente sobre as medidas preventivas que têm sido referidas pelas autoridades de saúde (o distanciamento, o equipamento de proteção, a higiene pessoal, assim como a ambiental).
Particularmente sobre o uso das máscaras, a DGS lembra que esta só é efetiva se for combinada com outras medidas de prevenção, como a lavagem de mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico. "Por si só, a máscara não garante proteção, podendo fazer esquecer as outras medidas de prevenção. Por exemplo, se a máscara não estiver bem colocada, pode ter a tendência para tocar mais vezes na cara", pode ler-se.
No caso das viseiras, a autoridade de saúde refere que são um equipamento de proteção contra a projeção de partículas sólidas e líquidas, que deve envolver a face. "Estes podem complementar a utilização de máscara mas não conferem proteção respiratória", salvaguarda-se. As viseiras servem para proteger o utilizador das partículas expelidas por outras pessoas em proximidade, devendo a sua utilização ser considerada por profissionais que possam estar expostos a pessoas que não utilizem máscara, como por exemplo serviços de atendimento ao público, caso não estejam protegidos por uma barreira física
Pode ainda encontrar no manual informação sobre a doença em si, como acontece o contágio (através de contacto direto ou indireto) e os sintomas associados. O documento disponibiliza ainda, a partir da página 17, cartazes para impressão com as principais recomendações da DGS.