A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou nas redes sociais um conjunto de indicações gerais para o bom uso dos sistemas de ventilação e de ar condicionado nas nossas habitações. Com a pandemia da Covid-19 estes cuidados têm ainda uma maior importância.
A autoridade para a Saúde começa por referir que, "em espaços fechados, deve abrir as portas ou as janelas para manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado".
Caso esta medida não lhe seja possível, "deve assegurar o funcionamento eficaz do sistema de ventilação, assim como a sua limpeza e manutenção", indica.
A DGS reforça ainda que se necessitar de recorrer a um "sistema de ventilação de ar forçado", deverá assegurar-se que "o ar é retirado diretamente do exterior". "Não ative a função de recirculação do ar", alerta a entidade.
Por fim, deve manter "os locais ventilados abrindo janelas e/ou portas", reitera, acrescentando que "os sistemas de ventilação e de ar condicionado devem ser sujeitos, de forma periódica, a limpeza e desinfeção".
De recordar que esta quinta-feira a DGS deixou também conselhos de utilização em segurança de lixívia na desinfeção doméstica. Explicou a entidade que "ao aplicar lixívia, ou outro produto semelhante, deve abrir as janelas para arejar e renovar o ar", de modo a evitar "inalar o produto" e "ajudando também a secar mais rapidamente as superfícies".