A menina de quatro anos encontrada, na noite desta segunda-feira, sozinha em casa, em Loures, foi salva por uma vizinha que ouviu “um choro incessante”, informa a PSP num comunicado enviado hoje ao Notícias ao Minuto.
Ao ouvir uma criança a chorar, a mulher dirigiu-se à habitação de onde provinha o som e, após várias insistências, conseguiu que a menor abrisse a porta, vindo a constatar que esta se encontrava sozinha e assustada, pois estava a ver televisão quando uma quebra de energia geral no bairro a deixou às escuras.
A vizinha da menina chamou as autoridades e quando estas chegaram ao local, apuraram que estava sozinha há várias horas e sem comida (só tinha comido uma peça de fruta o dia todo). Além disso, esta não era a primeira vez que a mãe a deixava sozinha em casa.
Após algumas diligências, os agentes da PSP conseguiram localizar a progenitora num café de Camarate, sendo percetível que a mesma estaria “sob influência do álcool” e que se teria ausentado com esse propósito, “ciente do perigo a que expunha a filha durante esse tempo”.
Por essa razão, a mulher, de 45 anos, foi detida por suspeitas de abandono de descendente menor.
Na mesma nota enviada ao Notícias ao Minuto, a PSP adianta que não foi possível falar com o pai da criança, por isso esta foi levada para um centro de acolhimento, “face ao risco diário a que a menor era exposta”.
Antes de ser transportada para o lar, a menina foi sujeita a testes de despiste à Covid-19, no Hospital Beatriz Ângelo e toda a situação comunicada ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte -Loures e à CPCJ local.
Já a detida será agora ouvida em sede de primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures para conhecer as medidas de coação tidas como adequadas.