Com o começo da época balnear daqui a pouco mais de uma semana (6 de junho), foram divulgadas, esta quarta-feira, três listas que revelam a lotação máxima de 216 praias situadas no Barlavento e Sotavento algarvios e nas regiões do Tejo e Oeste.
Os documentos - publicados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - mostra que as praias que têm maior capacidade são, maioritariamente, as do Algarve, sendo que as de Faro e Monte Gordo chegam a conseguir albergar 12.600 pessoas nos seus areais.
Entre as que tem maior capacidade, destaca-se ainda a praia da Nazaré (17.100 - que se impõe, até ao momento, como o areal capaz de acolher o maior número de pessoas), a de Fonte da Telha (14.500) e a de Carcavelos (12.100).
No que diz respeito, às praias com menor capacidade, os areais mais problemáticos também se encontram mais a Sul do país. A praia mais pequena é a da Marinha, em Lagoa, que poderá contar apenas com entre 15 a 20 pessoas, dependendo da maré.
A praia de Arrifes, em Albufeira, também se prevê de difícil acesso, sendo que apenas poderá ter entre 30 e 40 pessoas, e a praia dos Tremoços, também em Lagoa, tem lotação máxima de 60 a 80 banhistas.
Segundo uma nota divulgada pela entidade, entre os critérios que definem a capacidade de uma praia destacam-se: A "dimensão do areal, a influência de marés, as regras de distanciamento e de segregação de acessos, a capacidade de estacionamento e ainda alguns fatores específicos associados ao risco costeiro".
Confira aqui as listas das praias do Barlavento e Sotavento (Algarve) e do Tejo e Oeste.