"A Madeira não está livre de covid-19, mas está numa situação de plena segurança", afirmou o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, em videoconferência de imprensa, no Funchal.
Os dois novos doentes recuperados são residentes no concelho de Câmara de Lobos, zona oeste da ilha, e encontravam-se em isolamento numa unidade hoteleira.
Por outro lado, as 17 pessoas ainda portadoras da infeção pelo novo coronavírus são oriundas de três concelhos - Câmara de Lobos (15), Funchal (uma) e Ponta do Sol (uma) - e encontram-se em unidades hoteleiras e no domicílio, sem necessidade de cuidados hospitalares.
O secretário da Saúde disse que a região autónoma está agora preparada para reabrir com segurança o setor do turismo, um dos mais importantes da economia local, mas vai manter a situação de calamidade e o regime de quarentena obrigatória para os passageiros desembarcados nos aeroportos do arquipélago durante o mês de junho.
Pedro Ramos sublinhou que a partir de julho serão realizados testes à covid-19 a todos os visitantes, sendo que os custos serão assumidos pelo Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP.
O governante indicou que a região tem capacidade para realizar 700 testes por dia, tendo já processado amostras referentes a 12.084 utentes desde o início da crise pandémica.
Em Portugal, morreram 1.383 pessoas das 31.946 confirmadas como infetadas e há 18.911 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.