Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, fez um balanço sobre os primeiros resultados dos testes serológicos disponibilizados gratuitamente à população do município.
Anunciando que "já foram realizados 6.500 destes testes" e que já estão "programados cerca de 20.000", o autarca anunciou, ontem, através de um texto divulgado nas redes sociais, que "apenas 59 cidadãos já estiveram em contato com a Covid-19, ou seja, 0,9% dos testados".
Contudo, o presidente denotou que, embora esta percentagem represente "um número muito reduzido" de casos confirmados, revela que - se a percentagem de incidência da infeção em Cascais "for na ordem de 1%" e considerando que o município tem 214.000 residentes - o "número de potenciais infetados nesta pandemia está na ordem dos 1.900, ou seja, muito acima dos actuais 789 confirmados (mais 1.111 casos)".
"Este raciocínio vale para Cascais como para todo o país e significa que há muitos que não apresentam sintomas e que vamos ter de viver com o vírus ainda mais uns meses e, mais importante, é que temos de aprender a viver com a Covid-19 quando os próprios cientistas ainda não têm um conhecimento profundo", alertou Carlos Carreiras.
Ainda na referida nota, o presidente da Câmara apelou a que a população continuasse a respeitar as medidas de segurança e prevenção do novo coronavírus: "Aprender a viver com o vírus é respeitar as regras básicas de utilizar máscara, cumprir com o distanciamento social e observar todas as condições de higiene que têm sido recomendadas".