As máquinas e os tratores são responsáveis pela maioria dos acidentes de trabalho agrícola e florestal. Só em 2019, morreram em Portugal 57 pessoas, vítimas de acidentes que envolveram tratores agrícolas.
De forma a evitar tantos acidentes, a Guarda Nacional Republicana (GNR) partilhou, na sua página de Facebook, um conjunto de conselhos para conduzir estes veículos em segurança.
Na publicação, os militares começam por relembrar que o capotamento “é a causa de morte de 2 em cada 3 acidentes com tratores”.
Assim sendo, para conduzir em segurança e evitar acidentes com estas viaturas deve, por exemplo, fazer, regularmente a manutenção do trator. “O mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes”, lembra a GNR.
Além disso, as estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, devem ser sempre utilizados pois “podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos”.
Os acessórios de iluminação e sinalização devem ser utilizados “de acordo com a lei” e os agricultores devem frequentar ações de formação teóricas e práticas para conhecer “os riscos da condução de tratores agrícolas”.
Por fim, a GNR destaca ainda a importância de não conduzir sob o efeito de álcool, fadiga ou em excesso de velocidade e de respeitar os “limites do trator”. “Não sobrecarregue, nem transporte passageiros ‘à pendura’. É proibido e perigoso”, recordam os militares.