No seu comunicado diário, aquela entidade informa que "as 458 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19".
Assim, a região mantém, neste momento, um caso positivo ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no sábado na ilha Terceira.
O único caso ativo de covid-19 ativo na região é um homem de 24 anos, não residente nos Açores, "que desembarcou sexta-feira, 19 de junho, na região, proveniente de ligação aérea com o território continental" e que apresenta uma situação clínica estável, segundo anunciou na altura a Autoridade de Saúde açoriana.
O homem vinha acompanhado por outras três pessoas, que testaram negativo, mas que estão a cumprir quarentena.
Desde o início do surto, registaram-se, na região, 148 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, dos quais 130 pessoas recuperaram e 16 morreram e uma, um militar que foi diagnosticado nos Açores em 10 de junho, regressou a Portugal continental.
Este último caso foi detetado depois de 23 dias consecutivos sem qualquer registo de novas infeções na região.
A Autoridade de Saúde dos Açores reitera que "as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social".
Portugal regista hoje mais quatro mortos relacionados com a covid-19 do que no domingo e mais 259 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os dados da DGS indicam 1.534 mortes relacionadas com a covid-19 e 39.392 casos confirmados desde o início da pandemia.