"No seguimento das notícias publicadas no início desta semana, relativamente à existência de um caso de covid-19 numa aluna da CESPU e, após as medidas de segurança adotadas pelo Conselho de Administração da instituição em que colocou em isolamento profilático 39 alunos, cumpre-nos informar que o resultado do teste covid foi negativo para todos", lê-se na nota de imprensa enviada à Lusa.
Acrescenta o comunicado que os "alunos irão regressar brevemente à sua atividade letiva com toda a segurança e normalidade, continuando a CESPU a manter toda a atenção no cumprimento das medidas de proteção individual que se encontram em vigor dentro das instalações e sempre que necessário continuará a tomar toda e qualquer medida de prevenção".
Em declarações na segunda-feira à Lusa, o coordenador do Gabinete de Marketing e Relações Públicas da CESPU, Miguel Martins, explicou que a estudante francesa contaminada, que não chegou a entrar em instalações daquele estabelecimento de ensino superior, testou inconclusivo numa primeira despistagem ao novo coronavírus e positivo numa segunda.
Nessa mesma data foi divulgado que todos os colegas que com ela contactaram estavam assintomáticos e que seriam submetidos a teste na quinta-feira.
"Até lá ficam em isolamento profilático", disse o responsável.
Os alunos são todos do curso de Fisioterapia da Escola Superior do Vale do Sousa, um dos estabelecimentos de ensino tutelados pela CESPU.
Portugal contabiliza pelo menos 1.644 mortos associados à covid-19 em 45.277 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.