De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão em risco máximo mais de uma centena de 60 municípios do interior Norte e Centro, em especial nos distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Faro
O IPMA colocou em risco muito elevado e elevado de incêndio quase todos os restantes concelhos de norte a sul do país, à exceção de cerca de 20 municípios do litoral nos distritos de Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Porto e Aveiro.
O risco de incêndio, que se manterá elevado nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
A situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas, que agravam o risco de incêndio rural, foi prolongada até final do dia de hoje.
O IPMA prevê para hoje condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial no interior e durante a tarde, e vento por vezes forte nas terras altas da região Sul.
As temperaturas máximas devem subir hoje até aos 37.º (Évora e Santarém) e as mínimas não vão baixar dos 16.º (Aveiro, porto e Viana do Castelo)