Seis pessoas estão infetadas com Covid-19 em Armação de Pêra, no Algarve. O foco, que teve origem numa adolescente que, num emprego de verão numa gelataria, testou positivo para o novo coronavírus, contou ao Notícias ao Minuto Ricardo Pinto, presidente da junta de freguesia.
Perante esse caso, os contactos diretos da jovem no trabalho foram submetidos ao teste. Todos os colegas de trabalho que contactaram com a adolescente testaram negativo, estando neste momento a cumprir o isolamento profilático.
Já na residência da jovem, onde habitam mais 11 pessoas de dois agregados familiares, outros cinco elementos testaram positivo, incluindo um bebé de dois meses. Os pais desta criança, contudo, testaram negativo.
O autarca disse que todos os elementos se encontram a recuperar em casa, tendo sido possível reorganizar a moradia e separar os infetados dos não infetados.
Devido ao foco, e por uma das pessoas infetadas trabalhar na cozinha do Serol, o restaurante acabou por encerrar para que os trabalhadores pudessem cumprir os 14 dias de quarentena. Apesar de todos terem testado negativo, a situação pode alterar-se, frisou Ricardo Pinto.
O responsável resumiu que, embora o foco esteja "devidamente controlado e estancado" e que as notícias sejam animadoras, é preciso "alguma cautela". "Estamos atentos e acompanhar", realçou, acrescentando ainda que a GNR tem feito visitas regulares à moradia para confirmar que os elementos infetados cumprem as regras que lhes são aplicadas.
Portugal registou, nas últimas 24 horas mais três mortes por Covid-19 e 111 novas infeções, revela o boletim epidemiológico desta terça-feira divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Total de infetados, desde o início da pandemia, é agora de 50.410 e de óbitos de 1.722.