Dois mortos e dezenas de feridos em descarrilamento de comboio em Soure
Descarrilamento de Alfa Pendular ocorreu pelas 15h30. Presidente da República lamentou "grave acidente" e apresentou condolências aos familiares das vítimas.
© Reprodução Facebook / Rádio Imagem 87.6 FM - A Rádio das Beiras
País Acidente
O comboio Alfa Pendular que descarrilou hoje na Linha do Norte, no concelho de Soure, distrito de Coimbra, após colidir com uma máquina de trabalho, causou pelo menos dois mortos e pelo menos seis feridos graves
Há ainda a registar "uma a duas dezenas de feridos" que "estão a ser tratados e encaminhados", disse o presidente da Câmara Municipal de Soure em declarações à SIC Notícias. . As restantes pessoas que seguiam no comboio estão a ser encaminhadas para o pavilhão municipal onde terão apoio psicológico e médico.
As vítimas mortais não são passageiros do Alfa Pendular, detalhou ainda o autarca. As duas vítimas mortais eram os operadores da máquina da REFER contra a qual o comboio Alfa Pendular colidiu, afirmou o comandante Distrital de Operações de Coimbra.
No comboio, que circulava no sentido Sul-Norte com destino ao Porto quando o acidente ocorreu, seguiam 280 passageiros.️
O descarrilamento aconteceu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, tendo o alerta sido dado às 15h30, afirmou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). O embate terá ocorrido na zona de Casalinhos, concelho de Soure.
Nas redes sociais surgem os primeiros registos do local do acidente, como o que se pode ver abaixo.
Manooooo o alfa bateu contra o regional :oooo pic.twitter.com/fsx15eLeHq
— Gante (@opayalol) July 31, 2020
À SIC, um passageiro que seguia no comboio, disse que o socorro foi rápido, salientando que o mais difícil foi retirar as pessoas das carruagens porque as portas terão ficado bloqueadas. André Rito contou que viu muitos idosos. "Formou-se aqui entretanto um pequeno hospital de campanha", relatou.
O Presidente da República já lamentou o "grave acidente ferroviário" desta tarde na Linha do Norte, de cujos detalhes foi informado pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que se encontra a caminho do local.
Numa nota na Presidência, o chefe de Estado apresentou "sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais" e desejou as "rápidas melhoras aos numerosos feridos, aguardando os resultados das investigações técnicas e judiciais".
De acordo com a página da Proteção Civil, foram mobilizados para o local 181 operacionais, auxiliados por 72 veículos e dois meios aéreos.
[Notícia em atualização]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com