Um vídeo publicado esta segunda-feira no Instagram denunciou a existência de comida, em fim de prazo de validade, num caixote do lixo de um supermercado Pingo Doce, em Lisboa. Nas imagens, os autores revelam que tiraram diversos produtos deste local, tendo-os aproveitado, e por isso condenando o desperdício. Ao Notícias ao Minuto, fonte oficial da Jerónimo Martins referiu que foram "surpreendidos", uma vez que as "normas da empresa não são estas", acrescentando que estão a "analisar o que poderá ter ocorrido".
"Ontem vi o 'story' de uma amiga nossa que reparou que havia uma pessoa que estava, literalmente, a mergulhar num caixote do lixo do qual retirou muita comida. Respondi e disse: 'Acho que vou, por curiosidade, fazer o mesmo porque tenho amigos que já o fizeram fora do país'", começa por descrever um dos autores das imagens publicadas ontem e que, até ao momento, já teve mais de 1,1 milhões de visualizações na rede social (pode vê-las abaixo).
Ao deslocarem-se ao caixote do supermercado, cuja localização não foi revelada, retiraram "muita fruta e alguns legumes com os quais fizemos um excelente batido hoje de manhã e foi o nosso almoço e jantar".
Esta segunda-feira, numa "ronda", perceberam que "muitas superfícies" têm os seus "caixotes do lixo trancados à chave ou em casinhas onde não é fácil aceder". Voltando ao local onde no dia anterior "tinham sido felizes", encontraram mais produtos embalados no lixo: frutas, legumes, sumos e "quarenta quilos de pão", que mostraram nas imagens - e onde é possível descortinar que se tratam de produtos da marca Pingo Doce.
Ver esta publicação no InstagramO desperdício de comida é inacreditável... Obrigado @johannabianchi & @jprelogiosiragusa
Questionada pelo Notícias ao Minuto, fonte oficial da cadeia de supermercados explicou que "após termos tido conhecimento do vídeo em questão, e termos confirmado estarmos perante produtos Pingo Doce, estamos a averiguar internamente o que poderá ter originado esta situação, que constitui um incumprimento das regras estabelecidas na Companhia", destacando ainda que "o combate ao desperdício alimentar" é, para a cadeia da Jerónimo Martins, "uma missão e um compromisso sério".
O Pingo Doce fez ainda questão de destacar que os supermercados "procuram combater o desperdício alimentar em todas as frentes, através de várias iniciativas que, só em 2019, evitaram o desperdício de mais de 10.700 toneladas de alimentos", frisando a ligação com diversas associações para que a comida seja doada.
"Lamentamos sentidamente esta situação, que é totalmente excepcional e que contraria a política da Companhia de respeitar os alimentos, desde logo pelo combate a todas as formas de desperdício passíveis de serem evitadas", concluiu.