As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) serão retomadas no próximo sábado, dia 15 de agosto. A informação foi anunciada, esta quinta-feira, em comunicado, pela própria unidade de saúde.
"Os visitantes têm que cumprir com todas as normas de segurança e higienização em vigor, nomeadamente cumprindo a higienização das mãos e a utilização de máscara cirúrgica", sublinhou o centro hospitalar, recordando que esta retoma se fará de acordo com o Plano de Contingência à Covid-19 implementado.
O CHMT esclarece também que ficam "de fora desta retoma" as áreas de prestação de cuidados dedicadas ao novo coronavírus, onde continuarão a não ser permitidas visitas. Nos serviços de Urgência manter-se-á a proibição da entrada de acompanhantes ou visitas, exceto em situações muito específicas que devem ser "devidamente autorizadas pela direção do serviço ou pelo responsável da equipa de enfermagem".
Para visitas a serviços como os Cuidados Intensivos, Obstetrícia, Pediatria, entre outros, serão emitidas, brevemente, orientações específicas. "Só são permitidas visitas de maiores de 18 anos", avança também a nota em causa.
Uma visita diária por doente internado de 30 minutos
Quanto às novas regras para os visitantes, a unidade hospitalar frisa que "é permitida uma visita diária por doente internado, com duração máxima de 30 minutos". As visitas - que poderão ser realizadas todos os dias da semana, incluindo fins de semana - estão sujeitas a horário fixo, pré-definido consoante o quarto de internamento e o número da respetiva cama, nos seguintes horários: 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30.
No caso de utentes internados em quartos individuais, os horários são mais flexíveis, podendo os doentes receber visitas entre as 14h30 e as 18h00. Contudo, e duração máxima da visita mantém-se nos 30 minutos.
No final de cada visita o quarto será devidamente higienizado e arejado.
Deveres dos visitantes
Desde o momento em que entram nas instalações, os visitantes devem garantir o distanciamento necessário com os doentes a visitar, restantes utentes e profissionais de saúde. Os visitantes devem também utilizar preferencialmente as escadas. Se utilizarem os elevadores, devem entrar nos destinados a visitas, frisa o CHMT. Nos corredores, devem circular pelo lado direito e respeitar a sinalética hospitalar.
Os visitantes não devem levar objetos pessoais ou alimentos para entregar aos doentes e não devem utilizar instalações sanitárias na enfermaria, "exceto em situações autorizadas pelos profissionais de saúde e após garantia de condições de higienização antes e depois da utilização".
Por fim, os visitantes não devem sentar-se ou colocar objetos pessoais sobre a cama do doente ou qualquer outra cama da enfermaria.