Luís Lourenço e a filha, Elisia O’Hagan Lourenço, da Alvor Boat Trips, salvaram uma tartaruga gigante que estava presa numa rede de pesca em Alvor, no Algarve. Pai e filha lideravam uma expedição para ver golfinhos quando encontraram o réptil.
As imagens, captadas no dia 9 de agosto e divulgadas nas redes sociais, mostram uma tartaruga gigante com dificuldades em nadar. Luís e Elisia aperceberam-se de que o animal estava preso numa rede de pesca e apressaram-se para o libertar.
As imagens chegaram, inclusive, à imprensa internacional, que cita Eoin O'Hagan, cunhado de Luís, e que partilhou inicialmente o vídeo no Facebook. "Estou tão orgulhoso do meu cunhado e da minha sobrinha que, com a ajuda de passageiros, salvaram uma tartaruga-de-couro gigante. A mãe-natureza está grata", escreveu Eoin.
De acordo com a National Geographic, as tartarugas-de-couro são as maiores tartarugas à face da Terra e podem crescer até dois metros de comprimento. Este réptil apresenta uma carapaça pouco flexível e pode mergulhar até 1.200 pés (cerca de 1.280 metros).
Veja, na galeria acima, as imagens da libertação da tartaruga.