O Presidente Marcelo saudou, esta quinta-feira, a decisão do Governo britânico de incluir Portugal nos corredores aéreos considerados seguros. O chefe do Estado espera, assim, que "a grande notícia" ainda possa contribuir para a recuperação económica do Algarve.
"É tão importante [a inclusão de Portugal na lista do Reino Unido], faz tanta diferença, tanto na Madeira, como no Porto ou noutros pontos do país, mas no Algarve, faz uma grande diferença", sustentou Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas, à margem de um jantar de trabalho com os autarcas do Algarve, no concelho de Portimão.
No caso particular do Algarve, o Presidente da República disse esperar que, nos meses que se seguem, de setembro e outubro, a região veja "muitos turistas britânicos", na esperança de uma aceleração da recuperação da economia no Sul do país através do turismo.
O chefe do Estado defendeu também que esta também é uma decisão particularmente importante para os cerca de 300 mil cidadãos portugueses que vivem no Reino Unido e para os 50 mil britânicos que escolheram vir morar para Portugal.
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou ainda a coragem de alguns turistas britânicos que, mesmo perante a obrigatoriedade de quarentena no regresso ao Reino Unido, não deixaram de viajar para Portugal.
"Cumprimento aqueles britânicos que ousaram vir ao Algarve, vindo por outro país ou correndo o risco da quarentena que tiveram o mérito", acrescentou.