Vinte e cinco utentes e seis funcionários de um lar de idosos na Póvoa de Santarém, concelho e distrito de Santarém, estão infetados com o novo coronavirus, avança a RTP. Neste momento, há 31 casos de Covid-19 no lar em Santarém, dos quais 25 são utentes e seis funcionários.
Dos 34 utentes que vão ser transferidos para uma zona de acolhimento, "25 já estão instalados", estando os restantes "a ser transportados neste momento", referiu o coordenador da proteção civil municipal, José Guilherme.
"Isto é uma zona de acolhimento, no Vale de Santarém, que está referida no plano nacional da Segurança Social, como primeira linha. É uma zona com todas as condições para acolher estes utentes até a reposição da normalidade do lar e da descontaminação que se vai iniciar assim que o lar seja evacuado", referiu José Guilherme, apontando que o início deve acontecer ainda "durante a manhã".
"Prevemos que até ao final do dia, o edifício esteja descontaminado", acrescentou, referindo que o regresso dos utentes às instalações do lar poderá também acontecer "ainda hoje".
Dos utentes que testaram positivo, "transportamos 14 para o hospital distrital de Santarém", informou. No dia da realização dos testes aos utentes, todos estavam assintomáticos tendo, ontem ao início da manhã, sete deles apresentado sintomas.
Quanto aos funcionários que testaram positivo, estão "a ser acompanhados pela autoridade de saúde" e encontram-se em "isolamento profilático" nas suas casas.
Este surto foi desencadeado por "uma médica que, após referir alguma sintomatologia, testou positivo ao novo coronavírus", informou o responsável.