"Qualquer pessoa pode contrair Covid-19. Diga 'não' ao estigma". Esta é a mais recente mensagem publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), na rede social Twitter, e que pretende 'quebrar os preconceitos' sobre quem poderá ser infetado pelo novo coronavírus. A resposta certa é: qualquer um de nós.
A autoridade de saúde faz questão de sublinhar que todos podemos ser infetados, "independentemente do sexo, género, idade ou qualquer outra característica".
"O estigma está associado à falta de conhecimento sobre o modo de transmissão da COVID-19, à necessidade de atribuir culpa, ao medo da doença e aos boatos e mitos disseminados", sublinha a DGS.
De recordar que Portugal registou ontem mais duas mortes relacionadas com a Covid-19 e 399 novos casos confirmados de infeção. De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até agora, registaram-se 56.673 casos de infeção e 1.809 mortes.
O estigma está associado à falta de conhecimento sobre o modo de transmissão da COVID-19, à necessidade de atribuir culpa, ao medo da doença e aos boatos e mitos disseminados. Lembre-se que qualquer pessoa pode contrair COVID-19. Diga não ao estigma.Cuide de si, cuide de todos! pic.twitter.com/KovEDCzBBJ
— DGS (@DGSaude) August 27, 2020