A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse hoje à Lusa que "cerca de 1.200 instituições já se candidataram ao Programa Adaptar Social +".
É um "programa de apoio de implementação de medidas de prevenção nos lares", acrescentou a ministra à margem da assinatura do protocolo que criou as Brigadas de Intervenção Rápida para apoiar os lares caso tenham falta de pessoal devido a um surto de covid.
Já o programa Adaptar Social + entrou em vigor em finais de julho e veio permitir às instituições apresentar projetos cujo investimento não ultrapasse os 10 mil euros.
A ideia é adaptar os equipamentos sociais ao contexto de pandemia, garantindo a segurança de todos.
O programa apoia as instituições na compra de equipamentos de proteção individual, equipamentos de higienização, contratos de desinfeção, os custos com a formação de trabalhadores, reorganização dos locais de trabalho e alterações de 'layout' dos equipamentos das respostas sociais.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se desde o início da pandemia 59.457 casos de infeção confirmados e 1.833 mortes.