O concelho de Alcoutim, no Algarve, manteve-se sem qualquer caso de infeção pelo novo coronavírus durante mais de seis meses, após terem sido diagnosticados os primeiros casos em Portugal, a 2 de março. Este sábado, o autarca do concelho algarvio confirmou a primeira infeção no município. "O inevitável aconteceu (...)", escreveu Osvaldo Gonçalves, recorrendo ao Facebook.
"Trata se de um caso em Martinlongo, que está a ser acompanhado pelas autoridades de saúde e com nove pessoas em isolamento profilático", acrescentou, deixando uma palavra de "confiança" e apelando ao cumprimento das regras sanitárias.
"Manter a calma é fundamental assim como reforçar o cumprimento de todas as medidas de recomendação da DGS. Manter a confiança nas autoridades e um espírito colaborativo são receitas importantes para colaborar com o sucesso do que se pretende, ou seja, minimizar ao máximo o impacto da contaminação", acrescentou o autarca.
O concelho de Alcoutim é um dos mais desertificados do país, sendo a sua população maioritariamente envelhecida e, por isso, "demasiado vulnerável".
Segundo os últimos dados da DGS, a região do Algarve regista hoje mais nove casos confirmados de Covid-19. O número total acumulado, desde o início da pandemia, é de 1.159 casos e de 17 óbitos.
Em Portugal, morreram 1.833 pessoas das 59.457 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim divulgado este sábado, tendo hoje sido reportadas 486 novas infeções, o maior aumento desde o dia 8 de maio.